Você gosta de Café?
- Lilian Alves
- 19 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Hoje inauguro mais uma categoria aqui no Blog: Cafés!
E aí, o que me diz? Você gosta de café? Quem gosta, beleza! Vamos em frente. E quem não gosta, convido a experimentar... ;)
Bom, durante toda a minha infância e adolescência eu também dizia que não gostava de café. Mas com o passar dos anos, a chegada da vida adulta, a necessidade de ficar acordada para estudar à noite... eu comecei a beber café eventualmente. E como boa entusiasta (e estudiosa) da área de Alimentos e Bebidas que sou, comecei a buscar mais informações sobre a bebida. Descobri que o mundo do café vai muito além daquele pacotinho compactado e daquelas cápsulas de marcas famosas que encontramos na prateleira do supermercado.
Para começar, você sabia que o Brasil é o principal (maior) produtor de café do mundo? Possuímos pelo menos 9 regiões produtoras: Sul de Minas, Matas de Minas, São Paulo - Mogiana, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia e Goiás. Além do Cerrado Mineiro, que possui Denominação de Origem, ou seja, possui características únicas por seu terroir e processo produtivo. É, o café brasileiro não é brincadeira não...rs
Existem inúmeras espécies de coffea, a planta do café, mas para fins comerciais, apenas as espécies Arábica e Canephora/Robusta são cultivadas. E essas espécies se subdividem em inúmeras variedades, para nossa alegria! :) A saber: os cafés da espécie arábica possuem uma qualidade melhor que os da espécie robusta.
Outra informação bem legal para quem está começando a se interessar por café, é que existe um programa de qualidade criado pela ABIC (Associação Brasileira das Indústrias de Café) que segmenta o café em Tradicional, Superior e Gourmet e existe ainda a categoria dos cafés Especiais. Os cafés dos segmentos Tradicional e Superior são aqueles mais comuns que encontramos no supermercado já moídos e prontinhos para prepararmos em casa e são feitos com a espécie robusta ou um blend de arábica e robusta. Já os cafés do segmento Gourmet devem ser 100% da espécie arábica. Os cafés do segmento Especial, também arábica, possuem um sabor melhor e são produzidos em regiões e micro-regiões diferenciadas.
A partir das próximas postagens trarei para vocês um pouquinho das minhas experimentações pelo mundo do café, as variações que provei, onde comprar, os métodos mais utilizados, receitinhas... Espero que gostem!

Comments