Introdução ao mundo do vinho - O que é o vinho?
- Lilian Alves
- 9 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
O que é o Vinho?
Bebida alcoólica produzida a partir da fermentação de uvas. Ou seja, resultante da transformação natural dos açúcares do suco da uva em álcool por ação das leveduras. Essas uvas podem ser viníferas, que dão origem aos chamados vinhos finos ou americanas que dão origem aos vinhos de mesa, sucos e são próprias para consumo in natura.
Dentro de uma garrafa de vinho encontramos além de suco de uva, água e álcool, outras substâncias como, ácidos, açúcares, aminoácidos, minerais, fenóis...
São 5 as características que definem o perfil do vinho que estamos bebendo: Doçura, acidez, taninos, álcool e corpo.
a. Doçura: Mesmo quando dizemos que um vinho é seco, não quer dizer que ele não possua doçura. A doçura de um vinho pode ser equilibrada ou mascarada pelos níveis de acidez e amargor ou pode ter a sua percepção aumentada pelos altos níveis de álcool.
Terminologias para a doçura dos vinhos:
Tranquilos:
Seco - até 4 g de açúcar por litro
Demi-sec ou Meio seco - de 4g a 25 g de açúcar por litro
Doce - de 25g a 80g de açúcar por litro
Espumantes:
Nature - até 3g de açúcar/litro
Extra Brut - de 3g a 8g de açúcar/litro
Brut - de 8g a 15g de açúcar/litro
Seco - de 15g a 20g de açúcar/litro
Demi-sec - 20g a 60g de açúcar/litro
Doce - acima de 60g de açúcar/litro
b. Acidez: Uma característica bastante importante para um bom vinho. Ela pode ser detectada pelo olfato, mas é melhor percebida quando tomamos um gole da bebida. É sentida como um formigamento, um beliscão nas laterais da língua.
c. Taninos: Substâncias naturais, comuns nos vinhos tintos. Os taninos vêm das cascas da uva e também se fazem presentes nas sementes e no caule. Já mordeu uma semente de uva? Sabe aquele gosto amargo, que “amarra” a boca? Esse é o tanino. No vinho, ele também pode vir do contato com as barricas de madeira mais novas.
d. Álcool: o álcool vem da fermentação das uvas. As leveduras convertem o açúcar contido no mosto, em álcool. Também pode-se adicionar álcool ao vinho no processo de fortificação. Como no caso dos vinhos do Porto, que recebem a adição de uma aguardente vínica.
e. Corpo: um vinho pode ser classificado de leve a encorpado. O corpo é a textura, a sensação de “peso”, de “volume” que sentimos com o vinho na boca. O corpo é determinado pela doçura, acidez, taninos e pelo álcool. Pode facilitar, se pensarmos na diferença entre leite integral e leite desnatado. Mal comparando, seria a diferença entre vinho leve e encorpado. Bom, agora que já sabemos o que é o Vinho e conhecemos suas principais características, na próxima postagem vamos conhecer alguns dos tipos de vinhos mais comuns.
Espero que tenham gostado e os espero na semana que vem!

Comments