top of page

Introdução ao Mundo do Vinho - Espumantes

  • Lilian Alves
  • 22 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura

Dando continuidade ao nosso mini curso, hoje falarei sobre os tipos mais comuns de vinhos espumantes.

Um vinho espumante é um vinho que normalmente passa por duas fermentações naturais e no final se apresenta como um produto carbonatado. Essa carbonatação é resultado da fermentação das leveduras.

Os métodos mais comuns de fabricação do espumante são o Charmat (onde a segunda fermentação ocorre em tanques de inox) e o Tradicional ou Champenoise (onde a segunda fermentação ocorre na própria garrafa.).


Tipos específicos de espumantes:


- Cava: com 95% de sua produção na região de Penedès, Espanha, o Cava é fabricado através do método tradicional e é composto pelas uvas Macabeo, Xarello e Parellada.


- Champagne: o espumante mais conhecido do mundo, é produzido através do método champenoise (tradicional) e em sua composição só podem ser utilizadas três uvas: Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay. Alguns podem ser feitos com 100 % de uvas Chardonnay, são chamados Blanc de blanc. Outros levam em sua composição somente Pinot Noir e Pinot Meunier que são uvas tintas e são chamados Blanc de noir.

Ah, e somente os espumantes produzidos na região de Champagne, França, obedecendo a legislação específica, podem ser chamados de champagne.


- Lambrusco: Originário do norte da Itália, é produzido através do método Charmat nas regiões da Emilia-Romagna e Lombardia.

Um espumante geralmente de corpo leve, bastante frutado e acidez elevada. Caiu no gosto dos brasileiros em parte por suas características de corpo, aroma e sabor e em parte por conta de seu baixo custo se comparado aos champagnes e cavas.


-Prosecco: Também originário do norte da Itália, é produzido na região do Vêneto. A uva utilizada em sua composição é a Glera. O prosecco é um espumante de corpo bastante leve, com muita fruta e acidez, perfeito para o nosso clima tropical.

Na próxima semana vamos conhecer um pouco mais sobre os vinhos tintos, brancos e rosès. Para não perder nenhuma informação do blog, lembre-se de assinar nossa lista de emails! Abraços, e até a próxima! ;)

Kommentare


RSS Feed

© 2017 por Vinho & Conversas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page