Introdução ao Mundo do Vinho - Vinhos Brancos
- Lilian Alves
- 24 de abr. de 2018
- 1 min de leitura
Na produção dos vinhos brancos, as uvas são fermentadas sem as cascas, ou seja, somente a polpa, já que a cor das uvas está na pele da fruta. Cabe dizer aqui que vinhos brancos não possuem taninos, pois estes também encontram-se na casca da uva.
Os vinhos brancos podem ser tanto leves quanto encorpados, porém em sua maioria são considerados mais refrescantes, leves e com uma acidez mais marcante que os vinhos tintos.
A maioria dos vinhos brancos leves são produzidos para serem consumidos jovens, assim podemos apreciar toda sua acidez refrescante e seus aromas frutados. Alguns exemplos de uvas que produzem vinhos brancos leves: Alvarinho (ou Albariño), Sauvignon Blanc e Pinot Gris.
Já os vinhos brancos encorpados em sua maioria são amadurecidos em barricas de carvalho ou sobre suas próprias borras, o que lhes confere uma textura mais untuosa ao paladar, aromas amanteigados e de baunilha... Um exemplo clássico de vinho branco encorpado é o Chardonnay (lembrando que existem Chardonnays leves e que não passam por barricas).
Existem também uvas brancas que dão vinhos altamente aromáticos, com perfumes intensos. Como exemplos: Chenin Blanc, Gewürztraminer, Riesling e Torrontés.
Vinhos brancos ocasionalmente podem ser feitos com uvas tintas, como é o caso do champagne, que pode utilizar em sua composição duas uvas tintas, Pinot Noir e Pinot Meunier.

Comments